Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Legião de Honra

Escrito por admcmpa | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 14h21 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 14h21 | Acessos: 4424

O que é?

A Legião de Honra do Colégio Militar de Porto Alegre foi instituída no ano de 1964, no comando do Cel Plácido de Castro Nogueira, e presidida pelo aluno Marco Antônio Longo. Na década de 80, foi extinta. Seu ressurgimento ocorreu no ano de 1995, por iniciativa da DEPA.

Breve Histórico

A Legião de Honra do Colégio Militar de Porto Alegre, pioneira no SCMB, foi inspirada, como suas demais congêneres no mundo, na Legião de Honra francesa criada pelo Primeiro-Cônsul General Napoleão Bonaparte, em 1802, com o fim de recompensar os cidadãos que se houvessem distinguido por feitos militares na defesa da Liberdade ou por outros méritos civis ou militares, qualquer que fosse a origem do cidadão.

Finalidade

A Legião de Honra do Colégio Militar tem por finalidade incentivar os alunos ao cultivo e à prática de sadios princípios de lealdade e honestidade, iniciativa e nobreza de atitude, disciplina e camaradagem, estudo e amor à cultura, segundo os valores, os costumes e as tradições do Exército Brasileiro.

Admissão

1. O processo de admissão na Legião de Honra inicia-se com a indicação do aluno para ingresso como legionário:

  a. Os Comandantes de Companhia de Alunos (Cmt Cia Al), por intermédio do Comandante do Corpo de Alunos (Cmt CA), indicam, à assembléia geral, os alunos que satisfaçam as seguintes condições de ingresso:

           1) Estar classificado no comportamento "excepcional";
           2) Ter obtido NF igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas;
           3) Estar cursando o CM desde o início do ano letivo considerado.

    b. A indicação dar-se-á em novembro, após a divulgação das NF.

2. A admissão de novos legionários obedecerá ao seguinte ritual:

    a. Será convocada a assembléia geral, especialmente reunida em novembro, para decidir sobre as propostas de admissão.
    b. 48 (quarenta e oito) horas antes da reunião, os legionários integrantes da assembléia geral deverão ter conhecimento da relação dos indicados.
    c. A análise do aluno proposto será feita com base nos parâmetros preconizados pelo Código de Honra;
    d. A assembléia geral admitirá o aluno proposto, aprovando-o por maioria absoluta;
    e. A admissão será homologada em boletim interno do CM.

3. A solenidade de admissão dos novos legionários será realizada durante a cerimônia de abertura do ano letivo subsequente.

4. Solenemente e perante o estandarte do CM, o novo legionário prestará seu compromisso, traduzido no CÓDIGO DE HONRA, que encerra o juramento de legionário:

"AO INGRESSAR NA LEGIÃO, PROMETO CUMPRIR O LEMA:
- LEALDADE E HONESTIDADE
- INICIATIVA E NOBREZA DE ATITUDE
- DISCIPLINA E CAMARADAGEM
- ESTUDO E AMOR À CULTURA
- RESPEITO ÀS NORMAS DO COLÉGIO"

5. A admissão de membros honorários será processada por assembléia geral, convocada para esse fim específico, sendo homologada em boletim interno do CM.

Fim do conteúdo da página