Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Escrito por Administrador | Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 13h40 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 14h12 | Acessos: 10954

 

foto47 aperto mão cel mainieri e cel gladzik Copy

 

Comandante e Diretor de Ensino do CMPA

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Porto Alegre, “Colégio Casarão da Várzea”, o Coronel de Infantaria FÁBIO GLADZIK frequentava o Curso Superior de Defesa Nacional da Universidade de Defesa Nacional, localizado na cidade de Buenos Aires, na República da Argentina.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2022.

Nascido em 24 de novembro de 1977, em Porto Alegre/RS, é filho de NARA CAMPELLO GLADZIK e FERNANDO GLADZIK (“in memoriam”).

Após ter sido aprovado no Concurso de Admissão do Colégio Militar de Porto Alegre em 1987, ingressou no CMPA, cursando os Ensino Fundamental e Médio de 1988 a 1993.

Incorporou às fileiras do Exército em 19 de fevereiro de 1994, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP.

Foi declarado Aspirante a Oficial em 28 de novembro de 1998, sendo classificado no então Comando de Fronteira Amapá / 3º Batalhão de Infantaria de Selva, localizado em Macapá/AP.

Além dessa Organização Militar, como Oficial Subalterno serviu na 1ª Companhia de Guardas, em Porto Alegre/RS, e no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, após ser nomeado Instrutor daquele Estabelecimento de Ensino.

Como Oficial Intermediário, foi instrutor no Centro de Instrução de Operações Especiais, então no Rio de Janeiro/RJ, e serviu no 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia/GO. Em 2007, foi designado comandante do Destacamento Operacional de Forças Especiais responsável pela segurança da representação diplomática junto à Embaixada do Brasil em Kinshasa, na República Democrática do Congo, retornando ao 1º BFEsp no ano de 2008. Em 2010, foi designado Observador Militar da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL), retornando ao 1º BFEsp no ano de 2011 como comandante da 1ª Companhia de Forças Especiais.

Como Oficial Superior, foi Oficial de Operações e Oficial de Logística do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, em Brasília/DF (2012 e 2013), e, ainda, Chefe da Seção de Operações do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (2016 e 2017), em Campo Grande/MS, depois de realizar o Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (biênio 2014-2015).

Como Oficial de Estado-Maior, foi também nomeado Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ, em 2019; Subcomandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, em Niterói/RJ, em 2020; e Comandante do 1º Batalhão de Ações de Comandos, em Goiânia/GO, em 2021 e 2022.

No Brasil, além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares, concluiu com aproveitamento o Curso de Operações na Selva - Categoria “B”, do Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus/AM; o Curso de Ações de Comandos e o Curso de Forças Especiais, do Centro de Instrução de Operações Especiais, no Rio de Janeiro/RJ; o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Mestre de Salto, o Estágio de Salto Livre e o Estágio de Mestre de Salto Livre, do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, no Rio de Janeiro/RJ.

No Exterior, concluiu também o Curso Intensivo de Idioma Alemão no Centro Federal de Idiomas, na cidade de Hürth / República Federal da Alemanha, em 2017; o Curso de Comando e Estado-Maior Internacional e o Curso de Comando e Estado-Maior das Nações Unidas, na Academia de Liderança das Forças Armadas Alemãs, na cidade de Hamburgo/Alemanha, em 2018.

É Bacharel em Administração, pela Universidade Federal do Sul de Santa Catarina.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito da Defesa – Grau Cavaleiro, a Medalha Militar de Prata, a Medalha Corpo de Tropa, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Osório – o Legendário, a Medalha das Nações Unidas e o Distintivo de Comando Dourado.

É casado com a senhora JOSELY GLADZIK e possui 02 (dois) filhos no Colégio Militar de Porto Alegre: BIANCA GLADZIK e FELIPE GLADZIK.

registrado em:
Fim do conteúdo da página