Grêmio Marinha do Brasil
SEJAM BEM-VINDO AO
GRÊMIO “MARINHA DO BRASIL”
Grêmio Marinha do Brasil
O Grêmio Marinha do Brasil tem a finalidade de propagar, no âmbito deste Colégio bem como ao público externo, as tradições marinheiras; os meios navais aplicados nas ações marítimas e, também, levar ao conhecimento do emprego do Poder Naval, principalmente, na proteção das águas brasileiras.
MARINHA DO BRASIL
Missão
"Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa".
Visão de Futuro
PATRONO DA MARINHA DO BRASIL
Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré
Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.” Joaquim Marques Lisboa – Patrono da Marinha.
O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha. Toda sua vida foi dedicada a ela, em um período crítico da História do País. Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis. Foi parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, pátria de uma nação unida por uma cultura e um idioma.
As qualidades de Tamandaré, comprovadas por suas ações bem-sucedidas, são exemplos, não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração.
Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. Cedo se percebeu a necessidade de criar uma Esquadra brasileira, com homens leais, para projetar poder e obter a adesão da Bahia, do Maranhão, do Pará e da Cisplatina (atual Uruguai). A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante.Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. Cedo se percebeu a necessidade de criar uma Esquadra brasileira, com homens leais, para projetar poder e obter a adesão da Bahia, do Maranhão, do Pará e da Cisplatina (atual Uruguai). A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante.
Em 1825, o Brasil entrou em guerra com as Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, que pretendia anexar a Província Cisplatina, até então parte do território brasileiro, que se revoltara. O conflito terminou em 1828 e teve como desfecho uma arbritagem externa, que deu a independência à Cisplatina, com o nome de Republica Oriental do Uruguai.Em 1825, o Brasil entrou em guerra com as Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, que pretendia anexar a Província Cisplatina, até então parte do território brasileiro, que se revoltara. O conflito terminou em 1828 e teve como desfecho uma arbritagem externa, que deu a independência à Cisplatina, com o nome de Republica Oriental do Uruguai.
A repressão às inúmeras revoltas, que poderiam ter afetado a integridade do território brasileiro, contou com a participação importante do Poder Naval, que foi um elemento fundamental para a manutenção da unidade territorial do Brasil, quando os laços da nacionalidade ainda eram frágeis, e também para a consecução da política imperial além das fronteiras.
Com o avançar do século XIX, a propulsão a vapor foi tomando tal impulso que acabou por impor-se aos mais conservadores chefes navais, temerosos de que a precariedade do abastecimento de carvão limitasse os movimentos de esquadras.
Linha do Tempo
1823 – Ingressou na Marinha como voluntário da Armada, embarcando na Fragata Niterói.
1824 – Embarcou na Nau Pedro I.
1826 – Primeiro comando, EscunaConstança.
1827 – Guerra Cisplatina - Tamandaré lidera o confisco do navio argentino, onde se encontrava preso.
1828 – Designado para comandar a Escuna Bela Maria.
1828 – Tamandaré e o combate de Arregui-Tuyu.
1828 – Assumiu o comando da Escuna Rio da Prata.
1835 – Assumiu o comando do Brigue-BarcaCacique e já no dia seguinte entrava em combate com os Cabanos, no Pará.
1838 – Assumiu o comando da CanhoneiraNº 13, estacionada no Rio Grande do Sul, a fim de combater os Farrapos.
1839 – Casamento com D. Maria Eufrásia.
1839 – Nomeado para comandar o Brigue-BarcaVinte e Nove de Agosto,que foi incorporado à Força Naval estacionada em Montevidéu.
1839 – Nomeado para comandar o Brigue Três de Maio, recebendo como missão combater os balaios no Maranhão.
1841 – Designado para comandar a Corveta Dois de Julho, e para chefiar a Força Naval do Rio da Prata.
1842 – Como Imediato da Fragata Constituição iria a Nápoles buscar a Princesa Teresa Cristina, que desposaria o Imperador D. Pedro II.
1843 – Designado para comandar a CorvetaBertioga.
1844 – Foi nomeado Comandante da Divisão Naval do Centro, estacionada em Salvador, Bahia.
1847 – Nomeado para comandar a Fragata a Vapor D. Afonso, que estava sendo construído na Inglaterra.
1849 –Salvamento da Nau Vasco da Gama.
1852 – Promovido a Chefe-de-Divisão, foi nomeado Capitão do Porto da Corte e da Província do Rio de Janeiro.
1854 – Nomeado Inspetor do Arsenal de Marinha da Corte.
1859 – Foi nomeado comandante da Divisão que acompanhou o Imperador na sua visita às províncias do Nordeste.
1860 - Recebeu o título de Barão de Tamandaré.
1860 - Nomeado Conselheiro de Guerra e posteriormente, encarregado do Quartel-General da Marinha.
1862 - Nomeado Ajudante-de-Campo do Imperador.
1864 - Nomeado Comandante-em-Chefe das Forças Navais Brasileiras em Operações no Rio da Prata; seu pavilhão foi hasteado a bordo da Corveta Niterói.
1865 - Foi elevado a Visconde de Tamandaré.
1866 – Desembarque da força aliada em território paraguaio, sob o comando de Tamandaré.
1867 - Designado para presidir a comissão encarregada de dar parecer sobre as experiências e qualidades náuticas da CorvetaTrajano.
1867 - Nomeado Conselheiro de Guerra e membro do Conselho Superior Militar.
1887 - Foi elevado a Conde de Tamandaré.
1888 - Foi elevado a Marquês de Tamandaré.
1893 - Ministro do Supremo Tribunal Militar.
1897 - Faleceu a 20 de março, na cidade do Rio de Janeiro.
História Naval
Ao longo de mais de um século, a partir de 1504, os franceses foram se estabelecendo em diversos locais entre o Cabo de São Roque e o Rio de Janeiro. Em 1556, Nicolas Durand de Villegagnon desembarcou na ilha que hoje leva seu nome, na Baía de Guanabara, ali fundando a chamadaFrança Antártica. Seguiu-se um período de continuadas escaramuças entre portugueses e invasores, tendo ambos seus próprios aliados entre os índios.
Somente a 20 de janeiro de 1567, quando Mem de Sá, no comando de uma esquadra, chegou ao Rio de Janeiro e ali travou uma batalha decisiva, na qual contou com a ajuda dos índios de Martim Afonso Araribóia, trazidos desde o Espírito Santo pelo padre José de Anchieta, foram os franceses expulsos da Baía de Guanabara. Nesse combate, pela primeira vez, indígenas formaram ao lado dos portugueses, reforçando-lhes a esquadra com embarcações a remo e contribuindo para a expulsão dos invasores. Além de primeira defesa organizada contra uma agressão ao nosso território, o fato caracteriza, historicamente, o nascedouro da Marinha do Brasil, porquanto toda a ação se desenvolveu no mar, ou a partir dele, e empregou, também, meios navais indígenas.
O revés da França Antártica não fez os franceses desistirem de seus empreendimentos no Brasil, mas fez desviar para o Norte suas expedições, as quais, até 1610, limitavam-se ao comércio e à exploração da região. A partir daí, decidiram se estabelecer no Maranhão, onde, em 1612, liderados por Daniel de la Ravardière, construíram um forte e fundaram uma cidade, a de São Luís, tornada capital da França Equinocial.
Até 1615, foram consolidando sua colônia, cuja retomada pelos luso-brasileiros constitui verdadeira epopéia naval, decidida em nosso favor após termos logrado conquistar o domínio do mar. Nesse episódio, se destacaram três figuras notáveis: Jerônimo de Albuquerque, mestiço e ídolo dos indígenas, que, chefiando uma esquadrilha de navios, foi o primeiro brasileiro nato a comandar forças em combate, na defesa do território; Alexandre de Moura, português, encarregado da expedição, e Martim Soares Moreno, brasileiro, comandante da Barca Santa Catarina e participante destacado nas ações.
Vale registrar que a França Equinocial foi episódio bem mais perigoso para a unidade nacional do que a sua congênere do Rio de Janeiro, pois enquanto esta era um enclave em território controlado por Portugal, o projeto de La Ravardière foi estabelecido em setor costeiro até então fora da órbita portuguesa, não obstante tentativas esporádicas de colonização.
Em ambos os casos, contudo, a repulsão do invasor foi levada a cabo por forças navais, integradas por portugueses, indígenas e brasileiros natos, sendo que, no episódio da expulsão dos franceses do Maranhão, o brasileiro Jerônimo de Albuquerque comandou uma parcela da esquadra, tornando-se, no longínquo ano de 1615, o primeiro comandante naval brasileiro.
Criação do Ministério da Marinha
A Secretaria D'Estado dos Negócios da Marinha, criada em 28 de julho de 1736 pelo Rei de Portugal, foi reorganizada por D. João VI quando da sua chegada ao Brasil em 1808 ocasião em que foi nomeado para a pasta do então Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos o antigo detentor do cargo, D. João Rodrigues de Sá e Menezes - Conde de Anádia, considerado dessa forma como o nosso primeiro Ministro da Marinha.
A Independência à Atualidade
O grito do Ipiranga produziu ecos em quase todo o território brasileiro, mas nas Províncias do Norte, Nordeste e na Cisplatina, as Juntas de Governo continuavam leais às Cortes de Lisboa. Foi necessária, então, a ação da Marinha para evitar a fragmentação do país e garantir a consolidação da Independência. Assim, a 14 de novembro de 1822, dois meses após sua proclamação, fazia-se ao mar a primeira esquadra brasileira, rumo a Montevidéu, com a missão de expulsar as forças que lutavam para manter a Província Cisplatina sob o domínio português.
A 4 de maio, a esquadra de Cochrane, composta de uma nau, três fragatas, duas corvetas e seis brigues, chegava ao Recôncavo.
Os portugueses suspenderam com seus navios, para decidir a sorte no mar. Contavam com uma nau, duas fragatas, três corvetas, cinco brigues e duas escunas.
No combate que se seguiu, Cochrane, no melhor estilo inglês, manobrou para cortar a formatura adversária. Já atingia os primeiros navios inimigos, quando os marinheiros portugueses da sua própria guarnição se recusaram a abrir os paióis de munição. Ante a traição, e aproximando-se a noite e o mau tempo, Cochrane retirou-se para a baía do Morro de São Paulo e João Feliz, para Salvador.
Ante a escassez de víveres, resultante do bloqueio, e da permanente ameaça dos ataques brasileiros, Madeira de Melo resolveu abandonar a Bahia. Suspendeu com setenta e oito navios carregados com tudo que encontraram de valor, escoltados por treze navios de guerra, em direção à Europa. A perseguição que se seguiu, inicialmente pela esquadra, cujas tripulações já estavam reorganizadas, e, depois, somente pela Fragata Nichteroy, sob o comando do Capitão-de-Fragata John Taylor, transformou-se em epopéia. Perseguidos até as margens do Tejo, mais de dois terços dos navios em fuga foram apresados, a despeito dos escoltas.
Enquanto isso, Cochrane, só com a Nau Pedro I, dirigira-se para o Maranhão e penetrara na baía de São Luiz, arvorando a bandeira portuguesa. Recebido pelo Brigue D. Miguel, apresou-o e determinou que fosse informado à Junta Governativa que, ao largo, estava toda a esquadra brasileira. O estratagema fez os portugueses se renderem e aceitarem a subordinação ao Império.
No brigue apreendido, redenominado Maranhão, John Grenfell rumou para o Pará, onde repetiu o lance, com o mesmo resultado. Nas outras províncias, os movimentos eram insignificantes e foram dominados pelas milícias brasileiras.
Na Província Cisplatina, hoje Uruguai, a Fragata Tetis e cinco escunas, comandadas pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Pedro Antônio Nunes, continuava pressionando a frota portuguesa que, a 23 de outubro de 1823, suspendeu para engajar os navios brasileiros. Foram derrotados e, graças à ação decisiva da Marinha, resultava vitoriosa a Guerra da Independência.
Faltava, ainda, consolidar o país. Tanto durante o reinado de D. Pedro como na Regência, até 1840, eclodiram movimentos pelas províncias, ora opondo-se à política imperial, ora querendo tornar-se repúblicas independentes. Desde a "Confederação do Equador", em 1823, até a "Balaiada", finda em 1841, a Marinha, com sua mobilidade, esteve presente em todas essas irrupções, com papel preponderante na manutenção da unidade nacional.
O movimento separatista da Província Cisplatina, pouco depois, teve aspecto diferente. Tendo pertencido ao ex-Império Espanhol e mantendo sua língua e tradições, ligava-se mais aos países do Prata. Tanto que a sublevação liderada por JUAN ANTONIO LAVALLEJA não visava à independência mas, sim, sua anexação às Províncias Unidas do Prata - futura Argentina -, delas recebendo todo apoio.
Essa foi a primeira intervenção do Império no Cone Sul, seguindo sua política de não permitir o restabelecimento, em um único país, do antigo Vice-Reinado do Prata. Quando, em 1851, o ditador da Argentina, D. Juan Manuel de Rosas, em aliança com o uruguaio D. Manoel Oribe, mostrou tal intenção, o Império aliou-se a um adversário de Rosas, D. Justo José de Urquiza, governador da Província de Entre Rios, e com o governo legal do Uruguai, arregimentando um exército que foi lançado contra os adversários. A tarefa inicial da esquadra mantida no Prata foi impedir que as forças uruguaias de Oribe, vencidas, fugissem para a Argentina. Depois, coube à Marinha subir o rio Paraná, forçando a Passagem de Tonelero.
Novamente, em 1864, o Brasil interferiu na política uruguaia, dividida entre os Partidos Blanco, hostil a nós, de Atanásio Aguirre, e o Colorado, nosso aliado, de Venâncio Flores. Um incidente com o navio oriental Vila del Salto deu causa à declaração de guerra. Imediatamente, a esquadra, já integrada por canhoneiras, sob o comando de Tamandaré, cercou as cidades de Salto e Paissandu, juntamente com forças de terra.
A primeira não resistiu, mas, para a tomada da segunda, foi necessário o esforço conjunto das tropas terrestres, dos elementos desembarcados e do apoio da artilharia dos navios. Ocupada Paissandu, Venâncio Flores foi aclamado em Montevidéu.
Pouco depois, o ditador do Paraguai, Francisco Solano Lopes, apresou um navio brasileiro - o Marquês de Olinda -, no rio Paraguai, e invadiu a Argentina, Mato Grosso e o Rio Grande do Sul.
Deflagrada a guerra, chamada da Tríplice Aliança, a Marinha, operando no centro inóspito do continente, subiu os rios, enfrentando as baterias instaladas nas margens e navios que rebocavam chatas com canhões de grosso calibre. Assim foi travada a Batalha Naval do Riachuelo. Depois, o avanço pelos rios Paraná e Paraguai, apoiando a marcha do Exército, foi conduzido com os encouraçados fluviais, que eram atacados por centenas de canhões assestados nas barrancas e fortalezas e pelas bogarantes, canoas repletas de guerreiros guaranis, que abordavam os navios brasileiros e travavam lutas de arma branca nos conveses, até serem expulsos.
Além de Riachuelo, a vitória final das armas brasileiras deve muito ao forçamento de perigosas passagens, como Curupaiti e Humaitá.
Finda a Guerra do Paraguai, houve um interregno de paz, lamentavelmente interrompido por agitações políticas.
A Divisão Naval em Operações de Guerra - DNOG -, composta por dois cruzadores, quatro contratorpedeiros, um tender e um rebocador, partiu em julho de 1918. Os maiores inimigos que enfrentou, além de um submarino nas proximidades de Freetown, foram as dificuldades marinheiras para abastecer os navios com carvão, em alto-mar, e a gripe espanhola, que grassou em Dakar e transformou a operação em tragédia, com tripulações inteiras atacadas simultaneamente, enquanto as patrulhas prosseguiam. A moléstia fez 176 vítimas mortais.
A 2ª Guerra Mundial encontrou a Marinha em situação material bastante precária, devido ao abandono a que fora relegada pelos governos. Assim, quando o submarino alemão U 307, na noite de 21 para 22 de agosto de 1942, nas costas de Sergipe, afundou cinco mercantes, com a perda de 607 passageiros, tínhamos muito pouco com que enfrentar o inimigo que ameaçava nossas linhas de navegação. Mas, com enorme esforço e com o auxílio norte-americano, em pouco tempo, dispúnhamos de uma frota anti-submarinos bem equipada e aguerrida.
Nossa principal tarefa foi a de garantir a proteção dos comboios que trafegavam entre Trinidad, no Caribe, e Florianópolis, em nosso litoral sul. Foram eles 574, formados por 3.164 mercantes, dos quais, apenas três foram afundados. E não porque não houvesse submarinos. Dezesseis deles foram destruídos no Atlântico Sul, muitos por aviões, depois de avariados por ataques de unidades de superfície. Documentos alemães confirmam que realizamos 66 ataques contra seus submarinos.
Coube, ainda, à Marinha, a escolta do transporte da FEB até Gibraltar e o patrulhamento oceânico contra os furadores de bloqueio, navios que traziam mercadorias do Oriente para a Alemanha.
Em quatro anos de intenso trabalho, a Marinha perdeu 500 dos sete mil homens que manteve no mar.
Nos 50 anos que se seguiram à Guerra Mundial, a evolução não cessou, apesar das dificuldades orçamentárias e, por vezes, incompreensões.
Hoje, bem equipada, no que tange à qualidade, a Marinha desempenha o papel reservado do Poder Naval em tempo de paz, funcionando como elemento dissuasor ao estabelecer um custo elevado a eventuais opções militares de adversários em potencial, respaldando a ação política do governo no campo das relações internacionais e mantendo-se atualizada, pronta a se expandir quando necessário.
DATAS COMEMORATIVAS:
Na manhã de 11 de junho de 1865, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, estava fundeada nas proximidades da cidade de Corrientes. De seu fundeadouro, os brasileiros avistaram a Esquadra oponente, com oito navios e seis chatas artilhadas, que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam, ardilosamente ocultos, o momento de engajar.
Ao suspender apressado dos nossos navios, o primeiro sinal de Barroso é içado:
“PREPARAR PARA O COMBATE”
Em seguida, é içado o segundo sinal que resumiria, em uma só frase, o sentimento mais forte que move a Marinha e os marinheiros – o amor pela Pátria:
“O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER”
Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, após, junto à foz do Riachuelo – um pequeno afluente do Rio Paraná – em um trecho de difícil navegação, travou-se o engajamento decisivo.
Na corajosa iniciativa de Barroso, que abalroa com o seu capitânia três navios inimigos e uma chata artilhada, pondo-os a pique, a batalha toma seu rumo final.
“SUSTENTAR O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA”
Ao último sinal de Barroso, a vitória brasileira era definitiva. Os navios inimigos batem em retirada.
Em Riachuelo, surgiram heróis, como Greenhalgh e Marcílio Dias, cujos feitos, imortalizados pela história, relembramos e reverenciamos a cada 11 de junho, quando a Marinha do Brasil, expressando o sentimento de toda a Nação Brasileira, comemora o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha - em cerimônias nas quais, além da honra de receber diversos convidados, faz a imposição das condecorações àqueles que foram promovidos ou admitidos na Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha.
* 13 de dezembro
Dia do Marinheiro
CANÇÕES
Cisne Branco
Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul.
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul.
Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.
Qual linda garça que aí vai cruzando os ares
Vai navegando
Sob um belo céu de anil
Minha galera
Também vai cruzando os mares
Os verdes mares,
Os mares verdes do Brasil.
Quanta alegria nos traz a volta
À nossa Pátria do coração
Dada por finda a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão.
------------------------------------------
Música:
Primeiro-Sargento (Exército Brasileiro)
Antonio Manoel do Espírito Santo
Letra:
Segundo Tenente (Refº) (Marinha do Brasil)
Benedito Xavier de Macedo
Viva a Marinha
Ouve-se ao longe um andar cadenciado;
Soam os clarins da banda militar.
E ao ritmo da marcha compassado
surgem os homens do mar
A farda de um dourado reluzente,
Encobre o largo peito varonil
E o povo aplude aquela gente,orgulho do Brasil.
É no mar ou na terra.
viva sempre a Marinha de guerra
Eia , avante marinheiros,
Operários, fuzileiros
Um brado levantemos à nossa rainha:
HIP!HIP!HIP!Rá! Viva a Marinha
É sempre forte audaz e corajoso,
todo naval a farda sebe honrar.
Em tudo que produz é valoroso,
ele nasceu para o mar.
Soldado desse solo brasileiro,
marujo por vontade e por dever
e o naval procura ser o primeiro
lutando por vencer
É no mar ou na terra.
viva sempre a Marinha de guerra
Eia , avante marinheiros,
Operários, fuzileiros
Um brado levantemos à nossa rainha:
HIP!HIP!HIP!Rá! Viva a Marinha
------------------------------------------
Letra e Música:
Luiz Felipe M. De Magalhães
INSCRIÇÕES COM:
- Suboficial REINALDO (Sec Aj CA); ou
- Sargento MARROQUE (2ª Cia).
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O GRÊMIO
AUTORIZAÇÃO
Autorizo o AL nº ________ Nome: ______________________________________, cursando o Ano: ________, Turma: _________, a participar do Grêmio “Marinha do Brasil”.
Data: ______/______/20____.
______________________________________ ______________________________________
Nome completo do responsável Assinatura do responsável
CONCURSOS
Oficiais e Praças - Clique Aqui
Obs.: Maiores informações no site da Diretoria de Ensino da Marinha - https://www.ensino.mar.mil.br/
Canções Militares
Cisne Branco - Clique Aqui
Redes Sociais