Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto Pedagógico

Escrito por admcmpa | Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 10h10 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 10h34 | Acessos: 2806

{tab Projeto Pedagógico}

{tab No IDEB 2015, CMPA é o 1º lugar no RS e o 10º no Brasil}

s

.

Nos resultados do Índice Nacional da Educação Básica 2015, recentemente divulgados, o Colégio Militar de Porto Alegre conquistou o 1º lugar no Rio Grande do Sul, com índice geral 7,4, sua melhor pontuação histórica desde que o índice foi criado em 2007. O 2º lugar foi do Colégio Militar de Santa Maria, com 7,3.

Entre a 29.863 escolas brasileiras que pontuaram, integrantes das redes públicas municipal, estadual e federal, o CMPA conquistou o 10º lugar nacional. No universo dos Colégios Militares foi o 3º colocado, sendo antecedido pelo CMS (7,5) e pelo CMC (7,7).

O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O IDEB é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação que trata da educação básica. O IDEB é calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade na Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado da Prova Brasil indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O IDEB das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente. O índice possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

{/tabs}

Fim do conteúdo da página