Matrículas

PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA EM 2025

 

 

- Calendário de Atividades. (Clique aqui)

 

O processo de matrícula é constituído pelas seguintes etapas:

 

1ª Etapa (RESERVA DE VAGA)

- Relação dos candidatos que possuem reserva de vaga para matrícula no CMPA, em 2025. (Clique aqui)

- Relação dos candidatos aptos às vagas destinadas para o cadastro reserva “Sorteio” – (§ 6º do art. 53 do RCM – (EB10-R-05.173), em ordenamento de sorteio. Aguardando autorização da DEPA. – (Clique aqui)

 

 

2ª Etapa (PRÉ-CADASTRO ON-LINE DO REQUERIMENTO DE MATRÍCULA NO SINCOMIL – Sistema Integrado dos Colégios Militares)

- Após o deferimento da reserva de vaga ou da habilitação ao sorteio de vaga, os responsáveis pelos candidatos constantes das supracitadas relações, deverão acessar o endereço eletrônico disponível em: https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo e preencher todos os campos disponibilizados para preenchimento, de acordo com o memento (passo a passo) do processo de requerimento de novas matrículas.

- É obrigatório fazer o upload” dos documentos comprobatórios para validar o requerimento. Os documentos deverão ser enviados em arquivo digitalizado, em formato PDF. Para isso, após o preenchimento completo do requerimento, o responsável deverá:

- rolar o botão de NÃO para SIM, em resposta à opção: (Tenho ciência que o Requerimento somente terá validade após a HOMOLOGAÇÃO na Secretaria do Corpo de Alunos.*)

- clicar no botão:

SIM

- a seguir clicar em:

PRÓXIMO

- depois, clicar em:

INFORMAÇÕES

- depois, ainda, clicar em: - Arraste os documentos aqui ou selecione (realizando então o upload dos documentos comprobatórios ao requerimento, de acordo com o amparo.)

- por fim, clicar em:

SALVAR

- Após finalizar o preenchimento do requerimento e salvá-lo, o sistema gerará um número de protocolo que deverá ser salvo ou impresso para ser entregue com o restante da documentação para a efetivação da matrícula.

- Para realizar o preenchimento do requerimento no SinCoMil clique no, link abaixo:

 https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo

- Memento (Passo a Passo) para o preenchimento do requerimento de novas matrículas. (Clique aqui)

 

3ª Etapa (TESTE DE NIVELAMENTO DE INGLÊS)

- Destinado apenas aos candidatos à matrícula no ensino fundamental, de acordo com as datas e os horários constantes do Calendário de Atividades.

 

4ª Etapa (AGENDAMENTO DA REVISÃO MÉDICA E ODONTOLÓGIACA E DA MATRÍCULA)

- O agendamento da revisão médica e odontológica e da matrícula deverá ser realizado por intermédio do SinCoMil, de acordo com as datas disponibilizadas no Calendário de Atividades, no link: https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo

- Memento (Passo a Passo) para o preenchimento do agendamento de novas matrículas. (Clique aqui)

- caso o responsável encontre dificuldades no  agendamento, deverá fazer contato com a Secretaria do CMPA: (51) 3191-6078 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

5ª Etapa (REVISÃO MÉDICA E ODONTOLÓGICA)

- Será realizada nas datas e nos horários previstos no Calendário de Atividades.

- Para a revisão médica e odontológica, o candidato deverá se apresentar portando a Caderneta de Vacinação em dia, para verificação, bem como os resultados e os laudos dos exames complementares abaixo citados, com data de realização de, no máximo, 2 (dois) meses antes do último dia previsto no Calendário de Atividades:

- radiografia do tórax;

- glicose;

- hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH;

- sumário de urina (EAS) e parasitológico de fezes (EPF);

- audiometria;

- exame oftalmológico; e

- exame clínico e odontológico (a ser realizado pela Seção de Saúde do CMPA).

De acordo com o Anexo XIV da PORTARIA - DGP/C Ex Nº 461, DE 20 DE SETEMBRO DE 2023 que aprova as Instruções Reguladoras sobre Perícias Médicas e Acidentes em Serviço no Exército (EB30-IR-20.016), 1ª Edição, 2023.

 

6ª Etapa (VALIDAÇÃO DO CADASTRO NO SINCOMIL E ENTREGA DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS – MATRÍCULA 2025)

- Será realizada de acordo com o Calendário de Atividades, mediante agendamento.

- Para realização da matrícula o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: (Clique aqui

 

7ª Etapa (PAGAMENTOS)

1º - DA QUOTA DE IMPLANTAÇÃO – TAXA DE MATRÍCULA

- A ser realizada na Ajudância do Corpo de Alunos, mediante a emissão de GRU.

2º - QUOTA MENSAL ESCOLAR (QME)

- Na Ajudância do Corpo de Alunos, os responsáveis deverão optar pela opção de boleto ou desconto via CPEx (apenas aos militares do Exército), para isso deverão preencher a autorização abaixo e entregar no ato da matrícula.

Autorização desconto CPEx/QME (Clique aqui)

3º ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)

- Na Ajundância do Corpo de Alunos os responsáveis poderão optar por associar-se ou não, à APM.

- Caso os responsáveis queiram associarem-se à APM e sejam militares do Exército, poderão optar pelo desconto dessa contribuição em contracheque. Para isso, deverão preencher a autorização abaixo e entregar no ato da matrícula.

Autorização desconto CPEx/APM (Clique aqui)