PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA EM 2025
- Calendário de Atividades. (Clique aqui)
O processo de matrícula é constituído pelas seguintes etapas:
1ª Etapa (RESERVA DE VAGA)
- Relação dos candidatos que possuem reserva de vaga para matrícula no CMPA, em 2025. (Clique aqui)
- Relação dos candidatos aptos às vagas destinadas para o cadastro reserva “Sorteio” – (§ 6º do art. 53 do RCM – (EB10-R-05.173), em ordenamento de sorteio. Aguardando autorização da DEPA. – (Clique aqui)
2ª Etapa (PRÉ-CADASTRO ON-LINE DO REQUERIMENTO DE MATRÍCULA NO SINCOMIL – Sistema Integrado dos Colégios Militares)
- Após o deferimento da reserva de vaga ou da habilitação ao sorteio de vaga, os responsáveis pelos candidatos constantes das supracitadas relações, deverão acessar o endereço eletrônico disponível em: https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo e preencher todos os campos disponibilizados para preenchimento, de acordo com o memento (passo a passo) do processo de requerimento de novas matrículas.
- É obrigatório fazer o “upload” dos documentos comprobatórios para validar o requerimento. Os documentos deverão ser enviados em arquivo digitalizado, em formato PDF. Para isso, após o preenchimento completo do requerimento, o responsável deverá:
- rolar o botão de NÃO para SIM, em resposta à opção: (Tenho ciência que o Requerimento somente terá validade após a HOMOLOGAÇÃO na Secretaria do Corpo de Alunos.*)
- clicar no botão:
SIM
- a seguir clicar em:
PRÓXIMO
- depois, clicar em:
INFORMAÇÕES
- depois, ainda, clicar em: - Arraste os documentos aqui ou selecione (realizando então o upload dos documentos comprobatórios ao requerimento, de acordo com o amparo.)
- por fim, clicar em:
SALVAR
- Após finalizar o preenchimento do requerimento e salvá-lo, o sistema gerará um número de protocolo que deverá ser salvo ou impresso para ser entregue com o restante da documentação para a efetivação da matrícula.
- Para realizar o preenchimento do requerimento no SinCoMil clique no, link abaixo:
https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo
- Memento (Passo a Passo) para o preenchimento do requerimento de novas matrículas. (Clique aqui)
3ª Etapa (TESTE DE NIVELAMENTO DE INGLÊS)
- Destinado apenas aos candidatos à matrícula no ensino fundamental, de acordo com as datas e os horários constantes do Calendário de Atividades.
4ª Etapa (AGENDAMENTO DA REVISÃO MÉDICA E ODONTOLÓGIACA E DA MATRÍCULA)
- O agendamento da revisão médica e odontológica e da matrícula deverá ser realizado por intermédio do SinCoMil, de acordo com as datas disponibilizadas no Calendário de Atividades, no link: https://sincomil.eb.mil.br/requerimentos/novo
- Memento (Passo a Passo) para o preenchimento do agendamento de novas matrículas. (Clique aqui)
- caso o responsável encontre dificuldades no agendamento, deverá fazer contato com a Secretaria do CMPA: (51) 3191-6078 -
5ª Etapa (REVISÃO MÉDICA E ODONTOLÓGICA)
- Será realizada nas datas e nos horários previstos no Calendário de Atividades.
- Para a revisão médica e odontológica, o candidato deverá se apresentar portando a Caderneta de Vacinação em dia, para verificação, bem como os resultados e os laudos dos exames complementares abaixo citados, com data de realização de, no máximo, 2 (dois) meses antes do último dia previsto no Calendário de Atividades:
- radiografia do tórax;
- glicose;
- hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH;
- sumário de urina (EAS) e parasitológico de fezes (EPF);
- audiometria;
- exame oftalmológico; e
- exame clínico e odontológico (a ser realizado pela Seção de Saúde do CMPA).
De acordo com o Anexo XIV da PORTARIA - DGP/C Ex Nº 461, DE 20 DE SETEMBRO DE 2023 que aprova as Instruções Reguladoras sobre Perícias Médicas e Acidentes em Serviço no Exército (EB30-IR-20.016), 1ª Edição, 2023.
6ª Etapa (VALIDAÇÃO DO CADASTRO NO SINCOMIL E ENTREGA DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS – MATRÍCULA 2025)
- Será realizada de acordo com o Calendário de Atividades, mediante agendamento.
- Para realização da matrícula o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: (Clique aqui)
7ª Etapa (PAGAMENTOS)
1º - DA QUOTA DE IMPLANTAÇÃO – TAXA DE MATRÍCULA
- A ser realizada na Ajudância do Corpo de Alunos, mediante a emissão de GRU.
2º - QUOTA MENSAL ESCOLAR (QME)
- Na Ajudância do Corpo de Alunos, os responsáveis deverão optar pela opção de boleto ou desconto via CPEx (apenas aos militares do Exército), para isso deverão preencher a autorização abaixo e entregar no ato da matrícula.
Autorização desconto CPEx/QME (Clique aqui)
3º ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)
- Na Ajundância do Corpo de Alunos os responsáveis poderão optar por associar-se ou não, à APM.
- Caso os responsáveis queiram associarem-se à APM e sejam militares do Exército, poderão optar pelo desconto dessa contribuição em contracheque. Para isso, deverão preencher a autorização abaixo e entregar no ato da matrícula.
Autorização desconto CPEx/APM (Clique aqui)